quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem é Alvin Plantinga?


Alvin Plantinga nasceu em 15 de novembro de 1932 em Ann Arbor, Michigan. Entrou para o Calvin College em 1951, onde recebeu profunda influência do filósofo cristão William Harry Jellema. Estudou depois na Universidade de Michigan (1954-1955), onde teve como colegas William Alston e William Frankena. Doutorou-se pela Universidade de Yale (1955-1958). Foi professor por breve tempo na Universidade Estadual Wayne, e depois passou quase 20 anos ensinando em sua alma mater, o Calvin College. Atualmente ocupa a cadeira John A. O'Brien de filosofia na Universidade de Notre Dame, onde se encontra um dos maiores departamentos de filosofia dos EUA, e sede do Center for Philosophy of Religion, o mais importante da América do Norte. Foi vice-presidente da American Philosophical Association, Central Division, entre 1980-81, e presidente da Society of Christian Philosophers, de l983 a 1986.


Seus trabalhos mais importantes giram em torno da epistemologia em geral e epistemologia da religião cristã. Sua trilogia em epistemologia ("Warrant: the Current Debate", "Warrant and Proper Function" e "Warranted Christian Belief") publicada pela Oxford University Press tornou-se um clássico imediatamente. Nela ele propõe uma forma externalista de justificação epistêmica baseada no conceito de "proper function" - um conceito próximo do confiabilismo, mas que pressupõe a noção de que o "aparelho" humano de formação de crenças é basicamente adequado. Plantinga apresenta uma crítica detalhada do fundacionalismo clássico, das diversas formas de coerentismo e de confiabilismo, e fornece uma defesa impressionante da racionalidade do teísmo cristão, incluindo não somente a crença em Deus como também as doutrinas clássicas do cristianismo. Além disso apresenta uma refutação importante do naturalismo filosófico, procurando mostrar que a crença no Darwinismo pressupõe uma confiança epistemológica coerente com a visão teísta do homem e dos processos cognitivos (embora o Darwinismo seja considerado contrário ao teísmo), mas incoerente com as suas pressuposições naturalistas. Isso o projetou como o principal filósofo cristão evangélico no mundo contemporâneo.

Bibliografia Representativa (Wikipedia)

"Bibliograpy of Alvin Plantinga" in James E. Tomberlin and Peter Van Inwagen (eds) Alvin Plantinga, Profiles Volume 5, D. Reidel Publishing Company, Dordrecht, Boston & Lancaster, 1985, pp. 399-410.

(ed) Faith and Philosophy, William B. Eerdmans, Grand Rapids, 1964.

(ed) The Ontological Argument, Doubleday, Garden City, New York, 1965.

God and Other Minds, Cornell University Press, Ithaca, New York & London, 1967.

The Nature of Necessity, Clarendon Press, Oxford, 1974.

God, Freedom, and Evil, William B. Eerdmans, Grand Rapids, 1974.

Does God Have A Nature? Marquette University Press, Wisconsin, 1980.

and Nicholas Wolterstorff (eds) Faith and Rationality: Reason and Belief in God, University of Notre Dame Press, Notre dame, Indiana & London, 1983.

God and Other Minds: A Study of the Rational Justification of Belief in God, revised edition, Cornell University Press, Ithaca, New York & London, 1990.

"A Christian Life Partly Lived," in Philosophers Who Believe: The Spiritual Journeys of Eleven Leading Thinkers, edited by Kelly James Clark, InterVarsity Press, Downers Grove, 1993, pp. 45-82.

Warrant: the Current Debate, Oxford University Press, New York & Oxford, 1993.

Warrant and Proper Function, Oxford University Press, New York & Oxford, 1993.

Warranted Christian Belief, Oxford University Press, New York & Oxford, 2000.

The Analytic Theist: An Alvin Plantinga Reader, James F. Sennett (editor), William. B. Eerdmans, Grand Rapids, 1998.

Outros Links

Página de Plantinga na Notre Dame

Curriculum Vitae of Alvin Plantinga

Alvin Plantinga: The Analytic Theist. A Website Devoted to the Philosophy of Alvin Plantinga

Fonte: http://www.guilhermedecarvalho.com/Filosofos%20cristaos/plantingapage.htm

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